Esta Notícia é VERDADEIRA ou FALSA?
Pequena sereia peruana já tem as pernas separadas e vai poder andar
Milagros Cerron, conhecida como a "pequena sereia" por ter nascido com as pernas unidas, vai poder andar como os outras crianças. Essa é a esperança dos médicos que operaram a menina de dois anos, na quinta-feira, num hospital de Lima, para separar os membros inferiores.
O processo é longo. Esta é apenas a terceira operação das muitas que vão ser necessárias para que Milagros consiga andar e ter uma vida normal. A bebé peruana nasceu com "síndrome da sereia", assim chamada pela semelhança dos membros inferiores com a cauda das sereias.
Gentil Martins, especialista em cirurgia pediátrica, explica que é uma malformação congénita "extremamente rara". Também é muito raro os bebés afectados por esta síndrome viverem mais do que algumas horas ou dias depois do parto, "porque a maior parte tem malformações em órgãos vitais" que comprometem a sua sobrevivência, esclarece o médico. No entanto, "cada caso é diferente", refere.
Milagros nasceu a 27 de Abril de 2004 em Huancayo, nos Andes peruanos, a 200 quilómetros de Lima, numa família muito pobre. O pai estava desempregado na altura e a mãe tinha apenas 19 anos. O casal levou o bebé para a capital em busca de tratamento e desde logo Milagros prendeu a atenção dos médicos e do país.
A "pequena sereia" é um dos três casos conhecidos de bebés com esta síndrome que sobreviveram, porque o seu coração, os pulmões e um dos rins estão em boas condições. Além disso, tem as pernas formadas, o que nem sempre acontece neste casos. Mais tarde, vai precisar de outras operações para reconstruir os sistemas urinário e digestivo e os órgãos genitais.
O primeiro passo para a recuperação da bebé foi dado em Junho de 2005, quando os médicos separaram as pernas até aos joelhos. Agora, a operação teve como objectivo separar as coxas. Luis Rubio, chefe da equipa de oito cirurgiões, informou que Milagros se encontra estável e que não houve complicações.
O pai da bebé disse que a sua grande esperança é que ela consiga andar. "Daqui a alguns anos ela irá para o jardim infantil e eu espero que ela consiga andar como as outras crianças para que possa aprender e ser uma criança normal", disse.
Desde a operação do ano passado Milagros já aprendeu a ficar em pé e a dar pequenos passos com ajuda, contou o cirurgião. "Espero andar pelas ruas de Lima de mão dada com ela antes de Dezembro, o que seria uma prenda de Natal para a família", acrescentou o médico.
Agora é com você: Esta Notícia é Verdadeira ou Falsa?
4 Comments:
Tanto faz.
Who cares?
não importa, eu não fui no show do Slayer mesmo...
Que ponham a guria num aquario então.
Postar um comentário