Vou logo começar pelo principal "senão" que muita gente já fez e com o qual tendo a concordar:
- a idealização da coragem e da honra (ainda que eu não ache que isso leve a uma "desumanização" dos espartanos), com uma investidura dos personagens principais de algo mítico/místico.
E vou ao principal ponto de virtude do filme (visão minha):
- a idealização da coragem e da honra (ainda que eu não ache que isso leve a uma "desumanização" dos espartanos), com uma investidura dos personagens principais de algo mítico/místico.
Do ponto de vista estético (e a estética não é das grandes - ou a maior - qualidades/vantagens do cinema como veículo cultural?), o filme é uma obra-prima renascentista de luz, sombras, cores, relevos e texturas. Visualmente, um espetáculo aterradoramente belo. Tem ritmo, vibração e glória. Algumas frases feitas que a crítica adora martelar nem podem ser tiradas de seu contexto: ditas quase cinco séculos antes de Cristo, fazem todo o sentido em meio ao rio de sangue vertido pelos espartanos. Não se pretende uma aula histórica, ainda que como uma iniciação não possa ser descartada. E as cenas de batalha são ESPETACULARES, uma coreografia sensorialmente inebriante.
Vejam.
14 Comments:
O Estado do Pará possui apenas Duas, eu disse duas salas de cinema. Uma em Belém e outra em Carajás(CVRD).
Quando vou ver esse filme? Não sei mas vou tentar baixá-lo na net, que por sinal é o único atalho para cultura nessa selva. É através dela que já estou no 9º cap. da 3ª temporada de LOST.
Corra atrás, vale a pena.
olha.. tenho de ir pra faculdade e nao tenho como argumentar, mas achei bem fraco.
esperava bem mais que 300 saradões destruindo seres absurdos em lutas nem sempre interessantes, apesar de algumas boas coreografias e de frases de efeito realmente necessárias.
entre esse e "fúria de titãs" que passava muito na sessão da tarde, prefiro o "fúria" mesmo que não enfoque o mesmo assunto, apenas passe na mesma época.
nem o fato de se basear num quadrinho explica tanta falta de conteúdo, exemplos claros nós temos por aí, inclusive baseados em frank miller.
Eu vi e gostei. Muito semelhante à graphic novel original, com cenas e diálogos repruduzidos à risca. Achei divetido e um banquete ao olhos. Pra mim tá bom, não esperava mais.
P.S.: devido às cenas homo-eróticas e a toda testosterona exalada no filme, com certeza se tornará um gay movie cult maior do que Brokeback Mountain.
O FILME é fo-da!
Cmo o Marz disse a graphic novel foi respeitada à risca - e completada, pq não?!.
Excepcional é pouco.
Achei o mesmo, Those: EXCEPCIONAL.
"(...) eu acho o seguinte, e sei que vc discorda: cinema é ARTE VISUAL. Claro que contar uma puta história com um puta enredo AJUDA E MUITO, mas o deleite visual não pode ser deixado de lado. Afinal, pra pensar, refletir, debater e lançar idéias os livros tão aí há muito mais tempo e fazem isso bem melhor que um filme - claro que um filme atinge uma massa muito maior, (de)mérito dele..."
Trecho de minha conversa com a Nati sobre o filme, ontem
"quer dizer, claro que vou ao cinema pra acompanhar uma história instigante por inteligente, mas o espetáculo cênico pra mim é fundamental, nem que seja por uma cadeira e uma mesa numa sala vazia..."
Trecho de minha conversa com a Nati, ontem
"quando vc vê um filme como esse, o tratamento visual te dá um complemento muitas vezes essencial ao que vc leu"
Trecho de minha conversa com a Nati, ontem
"então se vc conhece profundamente a história, mesmo assim esse espetáculo visual te dá algo que o livro jamais te dará"
Trecho de minha conversa com a Nati, ontem
Lacaio ta falando muito, acho que o filme é uma bosta !
Tenho a graphic novel. Fantástica.
O filme é melhor.
Engraçado que eu nem notei que tinha muito macho pelado.
Mas cada um observa as coisas que lhe convém e apraz.
Respeitemos as minorias.
Exatamente o que eu disse no meu comentário lá no outro post. Se neguim vai ver um filme como esse e só consegue reparar nos "machos pelados", hum, sei não....
Estranho, muito estranho...
Bem, mas cada um na sua...
Kalango, Kalango....
como eu disse na nossa conversa, eu não discordo com você em NADA disso do que você disse aí (nesses comentários, na nossa conversa).
já se acho o filme bom eu ainda não sei. provavelmente saberei hoje.
Postar um comentário