Agora sim... (post longo)
Fonte: http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI1285638-EI1118,00.html
*grifos meus
MTV tira videoclipes da programação em 2007
A MTV Brasil tomou atitudes que podem surpreender alguns fãs da marca. Por decisão da cúpula da empresa, em 2007 o canal jovem não exibirá mais videoclipes.
De acordo com Zico Góes, diretor de programação, os videoclipes "não colaboram para o avanço televisivo e apostar neste formato é receita para a queda de audiência".
Na apresentação da nova programação, realizada na tarde desta terça-feira em São Paulo, uma das medidas mais extremistas mostradas foi cancelar programas como o Disk MTV e o Chapa Coco, que fizeram um relativo sucesso em 2005 e 2006. "Hoje o vídeo está ligado ao mundo digital", explica Góes. "O espaço está morrendo, o jovem não busca a televisão para assistir videoclipes".
Com a retirada, a MTV pretende investir em interação tecnológica e para isso vai criar diversos meios do telespectador opinar nas direções do canal. Um deles, e que já demonstra um resultado considerável, é o MTV Overdrive, portal online que reúne clipes, informações de bandas e possibilidade de postar vídeos e músicas de autoria própria.
Uma das maiores surpresas de 2007 será o investimento em informação jovem, coisa que a emissora já demonstrava interesse em produzir desde o início do Jornal MTV. Com isso, a programação dá espaço a séries de ficção, desenhos animados brasileiros e internacionais, reality shows e até mesmo documentários, que passam a ocupar um espaço fixo a partir de março.
Os habituais VJs continuam a comandar o horário nobre, que a partir de 2007 será diário. Daniella Cicarelli será âncora de um programa de moda, enquanto Cazé, Penélope Nova e Luisa Micheletti farão a linha "social" com debates de assuntos atuais.
No verão MTV, período de férias da emissora que vai de janeiro a março, Ana Luiza Castro é a maior novidade. Ao lado de Léo Madeira, os dois vão apresentar o Jornal MTV no Verão, que focará matérias de música e comportamento, além de trazer um retrato das praias brasileiras.
Outra novidade é o horário nobre do domingo, que vai abrir espaço para que fãs conheçam melhor seus ídolos. Todo mês serão eleitos alguns artistas que utilizarão três horas da programação de domingo para falar de suas paixões, mandar na sua própria grade e abrir seus novos rumos profissionais. Na mesma linha, o Família retorna mostrando a vida pessoal dos famosos.
As mudanças da MTV começam a partir de janeiro. Ao todo, 11 novos programas serão lançados. Em março, alguns deles devem sair para dar espaço às grandes estréias do ano.
................................
São tantas coisas a se questionar e a falar que chego a ficar sem saber por onde começar...
Vamos primeiro olhar sob o ponto de vista do presente, o dia de hoje. Com todo o agendamento por parte da mídia quanto à "revolução YouTube e mp3" e a luta natimorta contra a pirataria, o mundo da música de fato talvez seja um dos mais dinâmicos em termos comportamentais e de percepção quanto ao seu uso e abuso. As novas tecnologias de fato ameaçam e caminham ao nocaute do velho esquema e, para tanto, nada como lutar da maneira que se ache melhor para sobreviver. Basicamente é assim que vejo essa atitude da eMpTVy brasileira.
Cá entre nós, faz horas que eles não investem no vídeoclipe... fiquei até feliz quando lançaram o programa MTV Lab que, durante duas horas matinais e noturnas, exibiam clipes pouco vinculados (para ter idéia teve um dia que eu parei na frente da tv e assisti em seqüência Black Crowes, QOTSA, Ministry, Primal Scream, Throwing Muses, Living Things, Free, AC/DC e Black Sabbath!), mas que, com o tempo, acabaram dando lugar aos clipes de bandas emos e os "suuuucessos" da emissora. Ah, e o principal, nesse programa não havia nem sombra de vj, o que já era um grande achado!! Da mesma forma, o tal Chapa Coco, que se não era um beleza de programa por causa das piadinhas abobadas, ao menos passavam também alguns clipes bacanas lá no seu começo (Neil Young, ZZ Top, Jon Spencer...) e que, novamente com o tempo, deixaram entrar todos os "confirmados". Dessa forma, a mtv "cancela programas (...) que fizeram um relativo sucesso em 2005/2006". Culpa dos clipes, ou culpa dos telespectadores (esses desgraçados) que não agüentam mais ver os mesmos clipes de sempre da Beyonce, CPM 22 e quem-quer-que-seja?
Do outro lado da moeda, temos os programinhas abostalhados comandados por vjs que se acham grandes comunicadores e estrelas, tratando de assuntos "jovens" com a profundidade de uma colher de cafezinho. Culpemos eles? Em parte, por não explorar mais os assuntos, juntando-se assim à mediocridade reinante do mundo da ultra informação, que bombardeia de mais e explica de menos. De uma hora para outra (como sempre), todos viraram experts em tudo, sem saber de nada.
Assim sendo, voltamos ao texto, "os videoclipes 'não colaboram para o avanço televisivo e apostar neste formato é receita para a queda de audiência'". Bom, senhor mtv, o que colabora para o avanço televisivo, então? Programas de sucesso como o infame "Beija Sapo"? Gincaninhas de menino x menina como o tal "Neura" (que ainda tenta mostrar os dotes cênicos "despojados" de Cazé e Marina "robô" Person)? Uma hora de apoio a bandas cover com o "Covernation" (tudo bem, esse eu até acho engraçado de vez em quando, mas é uma hora de cover...) e aquela beleza de tratado antropológico musical chamado "Top Top" (alguém avisa aquela Marina que falar daquele jeito "história-em-quadrinhos-tiração-de-sarro-de-Globo-Repórter", não tem a mínima sombra de graça qualquer)?
Devo supor então, com base ao que falei acima sobre os programas "só de clipes", que esses programas de auditório devem ter sido um estouro de audiência...
Estou exagerando? Sim, com certeza estou. Da mesma forma, sei que sôo como uma viuvinha da velha mtv de Gastão, Fábio Massari, Thunderbird-com-drogas e Cuca. Não é bem assim. Estou apenas dimensionando as coisas para olharmos o próximo passo.
A mtv de muito tempo não dava no couro... isso é óbvio. Essas mudanças aí só pegam de surpresa quem quer se surpreender. O caminho já vem a tempos sendo pavimentado. Agora só vão abrir o acesso. O que podemos esperar agora, cada vez mais, é nos voltarmos para a tal de internéte. Queremos música? Internet. Queremos filmes? Internet. Queremos informações? Internet. Queremos bobagens? internet. Queremos Karina Bacchi com piercing? Internet. Queremos tudo isso e mais um pouco? Internet. Só não nos enganemos achando que a farra irá continuar por muito tempo... logo logo seremos mais "grampeados" do que nunca na tal internéte que não nos deixa na mão. Em breve, algum conglomerado milionário comprará o seu canal preferido e dirá novamente o que é sucesso e o que não é. O dia que controlarem o MySpace, estaremos todos sem pai nem mãe, pois com o controle do YouTube, já morreu o avozinho querido. Ou você acha que isso não irá acontecer?
Assim sendo, morre a mtv que um dia já foi meu canal preferido, morre mais um meio obsoleto e começa a morrer a tal revolução anunciada pelas mídias. O império irá contra-atacar, e tenhamos medo.
PS: Nâo matando o Rock Gol e o Hermes e Renato (que não curto muito, mas...), beleza! Até aí, acho que não serão cortados, pois ambos não passam vídeoclipes...
*grifos meus
MTV tira videoclipes da programação em 2007
A MTV Brasil tomou atitudes que podem surpreender alguns fãs da marca. Por decisão da cúpula da empresa, em 2007 o canal jovem não exibirá mais videoclipes.
De acordo com Zico Góes, diretor de programação, os videoclipes "não colaboram para o avanço televisivo e apostar neste formato é receita para a queda de audiência".
Na apresentação da nova programação, realizada na tarde desta terça-feira em São Paulo, uma das medidas mais extremistas mostradas foi cancelar programas como o Disk MTV e o Chapa Coco, que fizeram um relativo sucesso em 2005 e 2006. "Hoje o vídeo está ligado ao mundo digital", explica Góes. "O espaço está morrendo, o jovem não busca a televisão para assistir videoclipes".
Com a retirada, a MTV pretende investir em interação tecnológica e para isso vai criar diversos meios do telespectador opinar nas direções do canal. Um deles, e que já demonstra um resultado considerável, é o MTV Overdrive, portal online que reúne clipes, informações de bandas e possibilidade de postar vídeos e músicas de autoria própria.
Uma das maiores surpresas de 2007 será o investimento em informação jovem, coisa que a emissora já demonstrava interesse em produzir desde o início do Jornal MTV. Com isso, a programação dá espaço a séries de ficção, desenhos animados brasileiros e internacionais, reality shows e até mesmo documentários, que passam a ocupar um espaço fixo a partir de março.
Os habituais VJs continuam a comandar o horário nobre, que a partir de 2007 será diário. Daniella Cicarelli será âncora de um programa de moda, enquanto Cazé, Penélope Nova e Luisa Micheletti farão a linha "social" com debates de assuntos atuais.
No verão MTV, período de férias da emissora que vai de janeiro a março, Ana Luiza Castro é a maior novidade. Ao lado de Léo Madeira, os dois vão apresentar o Jornal MTV no Verão, que focará matérias de música e comportamento, além de trazer um retrato das praias brasileiras.
Outra novidade é o horário nobre do domingo, que vai abrir espaço para que fãs conheçam melhor seus ídolos. Todo mês serão eleitos alguns artistas que utilizarão três horas da programação de domingo para falar de suas paixões, mandar na sua própria grade e abrir seus novos rumos profissionais. Na mesma linha, o Família retorna mostrando a vida pessoal dos famosos.
As mudanças da MTV começam a partir de janeiro. Ao todo, 11 novos programas serão lançados. Em março, alguns deles devem sair para dar espaço às grandes estréias do ano.
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São tantas coisas a se questionar e a falar que chego a ficar sem saber por onde começar...
Vamos primeiro olhar sob o ponto de vista do presente, o dia de hoje. Com todo o agendamento por parte da mídia quanto à "revolução YouTube e mp3" e a luta natimorta contra a pirataria, o mundo da música de fato talvez seja um dos mais dinâmicos em termos comportamentais e de percepção quanto ao seu uso e abuso. As novas tecnologias de fato ameaçam e caminham ao nocaute do velho esquema e, para tanto, nada como lutar da maneira que se ache melhor para sobreviver. Basicamente é assim que vejo essa atitude da eMpTVy brasileira.
Cá entre nós, faz horas que eles não investem no vídeoclipe... fiquei até feliz quando lançaram o programa MTV Lab que, durante duas horas matinais e noturnas, exibiam clipes pouco vinculados (para ter idéia teve um dia que eu parei na frente da tv e assisti em seqüência Black Crowes, QOTSA, Ministry, Primal Scream, Throwing Muses, Living Things, Free, AC/DC e Black Sabbath!), mas que, com o tempo, acabaram dando lugar aos clipes de bandas emos e os "suuuucessos" da emissora. Ah, e o principal, nesse programa não havia nem sombra de vj, o que já era um grande achado!! Da mesma forma, o tal Chapa Coco, que se não era um beleza de programa por causa das piadinhas abobadas, ao menos passavam também alguns clipes bacanas lá no seu começo (Neil Young, ZZ Top, Jon Spencer...) e que, novamente com o tempo, deixaram entrar todos os "confirmados". Dessa forma, a mtv "cancela programas (...) que fizeram um relativo sucesso em 2005/2006". Culpa dos clipes, ou culpa dos telespectadores (esses desgraçados) que não agüentam mais ver os mesmos clipes de sempre da Beyonce, CPM 22 e quem-quer-que-seja?
Do outro lado da moeda, temos os programinhas abostalhados comandados por vjs que se acham grandes comunicadores e estrelas, tratando de assuntos "jovens" com a profundidade de uma colher de cafezinho. Culpemos eles? Em parte, por não explorar mais os assuntos, juntando-se assim à mediocridade reinante do mundo da ultra informação, que bombardeia de mais e explica de menos. De uma hora para outra (como sempre), todos viraram experts em tudo, sem saber de nada.
Assim sendo, voltamos ao texto, "os videoclipes 'não colaboram para o avanço televisivo e apostar neste formato é receita para a queda de audiência'". Bom, senhor mtv, o que colabora para o avanço televisivo, então? Programas de sucesso como o infame "Beija Sapo"? Gincaninhas de menino x menina como o tal "Neura" (que ainda tenta mostrar os dotes cênicos "despojados" de Cazé e Marina "robô" Person)? Uma hora de apoio a bandas cover com o "Covernation" (tudo bem, esse eu até acho engraçado de vez em quando, mas é uma hora de cover...) e aquela beleza de tratado antropológico musical chamado "Top Top" (alguém avisa aquela Marina que falar daquele jeito "história-em-quadrinhos-tiração-de-sarro-de-Globo-Repórter", não tem a mínima sombra de graça qualquer)?
Devo supor então, com base ao que falei acima sobre os programas "só de clipes", que esses programas de auditório devem ter sido um estouro de audiência...
Estou exagerando? Sim, com certeza estou. Da mesma forma, sei que sôo como uma viuvinha da velha mtv de Gastão, Fábio Massari, Thunderbird-com-drogas e Cuca. Não é bem assim. Estou apenas dimensionando as coisas para olharmos o próximo passo.
A mtv de muito tempo não dava no couro... isso é óbvio. Essas mudanças aí só pegam de surpresa quem quer se surpreender. O caminho já vem a tempos sendo pavimentado. Agora só vão abrir o acesso. O que podemos esperar agora, cada vez mais, é nos voltarmos para a tal de internéte. Queremos música? Internet. Queremos filmes? Internet. Queremos informações? Internet. Queremos bobagens? internet. Queremos Karina Bacchi com piercing? Internet. Queremos tudo isso e mais um pouco? Internet. Só não nos enganemos achando que a farra irá continuar por muito tempo... logo logo seremos mais "grampeados" do que nunca na tal internéte que não nos deixa na mão. Em breve, algum conglomerado milionário comprará o seu canal preferido e dirá novamente o que é sucesso e o que não é. O dia que controlarem o MySpace, estaremos todos sem pai nem mãe, pois com o controle do YouTube, já morreu o avozinho querido. Ou você acha que isso não irá acontecer?
Assim sendo, morre a mtv que um dia já foi meu canal preferido, morre mais um meio obsoleto e começa a morrer a tal revolução anunciada pelas mídias. O império irá contra-atacar, e tenhamos medo.
PS: Nâo matando o Rock Gol e o Hermes e Renato (que não curto muito, mas...), beleza! Até aí, acho que não serão cortados, pois ambos não passam vídeoclipes...
14 Comments:
Minha experiência com a Mtv se resume aos 4 anos que morei nos EUA, entre 1996 e 2000. Antes disso não tinha acesso à filial brazuca e tampouco depois. Não assisto o canal há pelo menos 6, quase 7 anos. Então, a rigor, por mim que se exploda. Não dependo dele pra nada, seja informação e cultura musical, seja puro entertenimento. Uma nulidade.
Só para pensar, sem levar a cargo discussões sobre o assunto, mas é interessante ver essa medida sendo tomada logo agora que o projeto de lei do "jabá" foi aprovado...
com disse, sem maiores discussões sobre a eficácia de uma lei que provavelmente não se tornará realidade, mas... food for thought.
Quem se importa com a MTV?
Respondo: jovens endinheirados/entediados/alienados das metrópoles.
Não creio que seja o nosso caso, a começar pela grana.
belas considerações Álcio!
Você praticamente disse tudo.
Faço uma ressalva: a internet pode até ser uma saída, mas a qualidade dos vídeos no you tube é uma bosta, fora que uma conexão de banda-larga ainda é muito caro!
vejo também que a tv a cabo está passando pelo mesmo processo que passa a mtv. O que antes vc pagava para ter uma programação mais selecionada, hoje você é bombardeado de reality shows de todos os tipos inimagináveis, além de banalidades a mil. cortaram o gato lá na minha casa e só voltarei a assinar a tv a cabo se puder pagar a conexão banda larga junto: net+virtua=100 paus - ainda tá caro.
no mais, assino embaixo do seu texto!
Net+virtua=100 paus? Vc quer dizer que existe a possibilidade de assinar uma tv a cabo E obter banda larga ao mesmo tempo por 100 mangos?!
Eu pago mais que isso só pelo velox+provedor+telefone.
O YouTube tem vídeos com qualidade ruim, isso é fato, porém aí mora a descartabilidade de tudo que nos rodeia. Ninguéme stá interessado em ver o vídeo em alta resolução, para isso, compram o dvd.
enfim, há muito que se falar, :)
assino embaixo tb!
caião, lembras de minha vó né? mãe de minha mãe.
pois é ela está com um aneusisma no coraçãozinho, torça por ela aí, o méidoc disse que talvez ela ñ suporte a operação!
grande abraço.
bj.
belo texto, como sempre. sempre tive vc como exemplo, se eu coseguir um dia a metade já fico contente!
i miss u always!
caras... só tava passando clip mesmo de verdade depois de 1:00AM ou mais dependendo do dia, até umas 5-6AM.
a pergunta é...
o que vão passar de madrugada???
eu gostava de chegar em casa do rock, geralmente alterad(íssm)o e ver os clipes LOUCOS da madrugada na MTV.
agora foda-se total.
Virou TTV, TeenTeleVision.
prá que vc paga provedor, marz?
13na
Sei lá... burrice talvez. Ou ignorância.
o grande diferencial de utilizar a internet p/ ver vídeos é o total poder de escolha. a qualidade é péssima - ainda, mas é uma saída, não tenha dúvida.
Na verdade, estamos passando por um processo de mudança drástica na forma de consumir música e video. Só sei que daqui a pouco vão criar uma tv paga diferenciada da tv paga atual para você ter, de fato, o que lhe interessa. É a tal da TV Dgital, como se fosse uma interent no televisor. Você poderia montar sua própria programação, e quem sabe não existiria um canal onde você selecione seus videoclipes preferidos? Há um amplo universo aí pra ser desvendado.
***
Marz, a net+vírtua a 99,90 paus é com o pacote básico da net + conexão de 200kbps. Não é a oitava maravilha do mundo, mas é muita coisa. Em breve vou assinar isso!
Vou publicar aqui algo que postei no meu nlog recentemente, que tem a ver com esse lance de "escolha" e o fim da espera da "próxima revolução musical".
Valeu Bruno e força aí pra ti e tua família!
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