Só para constar: corre na FIFA o processo de reconhecimento do título de Campeão Mundial Interclubes para o Fluminense, conquistado no ano de 1952 - Maracanã, Rio de Janeiro, nos mesmos moldes do Mundial realizado pela mesma FIFA em 2000 e do qual o Corinthians sagrou-se campeão. Reuniu os maiores e melhores clubes do mundo (América do Sul e Europa), e recebeu a nomenclatura de Copa Rio (pois disputada em solo carioca, predominantemente). Os jogos ocorreram em julho, e São Paulo foi sede de um dos grupos. O Fluminense foi indicado como um dos dois representantes brasileiros por ser o campeão carioca do ano anterior, assim como o Corinthians por ser o campeão paulista (vale lembrar que não havia ainda o campeonato brasileiro, e os campeonatos carioca e paulista monopolizavam a atenção nacional e representavam a nata do nosso futebol). Entre os clubes participantes, algumas das maiores esquadras da época, sem esses timiecos que hj disputam a taça: Sporting (campeão português) e Penãrol (campeão uruguaio e base da seleção uruguaia campeã do mundo aqui no Brasil, 2 anos antes).
A final, em dois jogos:
2x0 Flu
2x2
Flu Campeão Mundial Interclubes.
Só queria dizer isso.
E não me venham dizer isso ou aquilo, pois também eu poderia dizer que a FIFA não reconheceu/homologou ainda nenhum dos títulos disputados no Japão (a partir de 79) ou antes dele. Sejamos justos.
15 Comments:
Campeão continental... Não existia em 1952 um torneio sul-americano. Mas basta dizer que os campeões carioca e paulista eram os melhores times do Brasil e o Peñarol campeão do país (então) campeão do mundo.
Sim, eu sei do Palmeiras, mas não sou palmeirense.
OBS: pois é, depois de mais de 40 anos a FIFA reconheceu os títulos mundiais, até então sem nenhuma honra oficial.
É só uma questão de tempo.
Sim, RIO em maiúsculas mesmo. Melhor Rio que Japão, hahahahaha.
Eu prefiro. Em tudo.
ODEIO FUTEBOL
Depende. Se a FIFA organiza no Rio, vale tanto quanto. Até porque, como eu já disse, a FIFA levou mais de 25 anos pra reconhecer os títulos no Japão. E mais de 40 pra reconhecer os outros.
Quem se importa com isso de homolologração? O que importa pra mim foi a felicidade e as lágrimas que derramei aos 12 anos quando assisti ao Zico enfiando a bola nas redes do Liverpool. 25 anos depois, ainda me emociono ao lembrar.
4-3-3
flusão rules!
primeira camisa de time q usei, meu avô é o culpado!
heheheh
Pois é, homologação é uma babaquice só. Ou o Santos não foi penta brasileiro na década de 60? Tanto foi que disputou e venceu duas Libertadores e dois mundiais seguidos.
O que importa é o que sabemos que é e o que vai no (nosso) coração.
Rio e Japão. Os dois torneios abrigaram campeões mundiais. E PONTO.
concordo!
conheço 4 tricolores.
até compra de goleiro já rolou nessa bagunça de mundial
Eu conheço uns 400 tricolores. Só aqui no ES.
E vascaíno, vascaíno mesmo, conheço uns 10 e olhe lá. O resto é arroz de festa e papagaio de pirata.
Mas rapá, não é? Podicreuza, beleuza não põe meusa. É tudo papa fina na rota do gramado.
É só curtir, sacumé.
Postar um comentário